Cultivo da Pitaya

PASSO A PASSO - CULTIVO DA PITAYA

 

1. Escolha entre fazer o cultivo a partir de estacas de uma planta já desenvolvida ou de sementes

 
A melhor opção depende do tempo que você tem para dispor. Com o cultivo de pitaya a partir de sementes, pode levar dois anos ou mais para a planta começar a produzir frutos. Já com o cultivo de mudas por estaquia, o tempo de espera pode ser bem menor (dependendo do tamanho da muda).

 

O cultivo com sementes não é difícil, só para você saber. Só é um processo mais lento. Alguns produtores profissionais vendem a planta pronta para ser transplantada para o seu jardim. Basta tomar cuidado ao retirá-la do vaso para não danificar a muda.
 

2. Defina se vai cultivar a planta dentro ou fora de casa, na terra ou em um vaso :

 

Se a pitaya for ficar no quintal (em um vaso ou não), escolha um lugar parcialmente ensolarado. A raiz pode ficar na sombra, mas as extremidades da planta precisam de sol para florescer. A pitaya pode suportar bem o quintal se você morar em uma região de clima quente. Geralmente, a planta consegue lidar com uma geada muito leve, mas só isso. Se o inverno for rigoroso na sua área, leve-a para dentro.

 Acredite se quiser, mas a pitaya não tem frescura com vasos. Caso essa seja a sua escolha, use um que tenha de 40 cm a 60 cm de diâmetro e pelo menos 25 cm de profundidade, além de usar uma estaca de madeira como apoio. No entanto, a planta vai crescer e uma hora será preciso transplantá-la para um vaso ainda maior, então fique preparado.
 

3. Use solo arenoso com boa drenagem para cactos

 
Não se esqueça da natureza dessa planta. Ela é um cacto, então a última coisa que você deve usar é um solo úmido e encharcado. Essa espécie não precisa de muitos nutrientes para crescer. Plante o cacto em um local do jardim onde a água não fique empoçada e, se chover muito na sua região, prefira um canteiro elevado ou uma pequena colina para que a água escorra adequadamente.

 

No caso de vasos, escolha um grande que tenha furos para drenagem no fundo. Na ausência de solo apropriado para cactos, você pode fazer o seu próprio substrato com uma mistura de areia, terra vegetal e composto orgânico. Encha o vaso até faltar apenas uns 5 cm para chegar na borda.

 

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Digite seu e-mail, e receba promoções, novos artigos e fique por dentro de tudo que acontece em nossa loja!