Sobre o fruto

SOBRE A PITAYA :

 

Nome científico: Hylocereus.

 

 É uma fruta oriunda de florestas tropicais do México e Américas Central e do Sul, mas também cultivada em países como Israel, China e, há alguns anos, no Brasil. Pitaia , também conhecida como Pitaya (nome de origem espanhola),  é o nome designado aos frutos de diferentes espécies de cactos,da família dos Cactos epífitos, a palavra pitaya significa fruto de escamas.
 
Por conta da casca irregular de gomos escamosos dos frutos, as pitayas também são conhecidas como Fruto do Dragão, devido à sua semelhança aos míticos ovos de dragões, com escamas e cores vivas.
 A pitaya, definitivamente, ganhou o gosto dos brasileiros. Existem 3 espécies mais comuns dessa fruta, Hylocereus Costaricensis (pitaya roxa, que tem casca rosa-avermelha e polpa roxa-avermelhada), Selenicereus Megalanthus (pitaya amarela, com casca amarela e polpa branca) e a Hylocereus Polyrhizus (pitaya branca, que tem casca rosa e polpa branca).
 
 Há uma série de vantagens no plantio de Pitayas, porque é uma cactácea muito ornamental, produz belíssimas flores grandes e brancas, pode ser utilizada para cobrir muros, cultivadas em vasos, varandas, jardins e ainda dá maravilhosos frutos. Os frutos possuem polpa doce e macia, de sabor suave que se compara ao kiwi e ao melão. Podem ser consumidas in natura (pura ou acompanhando saladas) ou
como matéria prima de doces, geleias, iogurtes, sorvetes, tortas, suco, e até vinho e cervejas.
 
 As propriedades medicinais da Pitaya são velhas conhecidas dos povos nativos do Velho Mundo, e hoje sabe-se que são ricas em fibras (em Taiwan diabéticos a usam com substituo para o arroz) e minerais (sendo as amarelas mais abundantes em zinco e as vermelhas em ferro), possuem quantidade significativa de antioxidantes e previnem radicais livres.
 
Há estudos que considerem que o consumo de pitaya pode aumentar a excressão de metais
pesados, diminuir colesterol e regular a pressão sanguínea. Além destes benefícios, a pitaya de polpa roxa auxilia no emagrecimento porque quando consumida gera uma ação termogênica, que vai acelerar o metabolismo, ajudando assim a eliminar gorduras e também controlar o apetite.
 
A pitaya tem também uma substância chamada de tiramina, que ativa um hormônio no organismo chamado glucagon, estimulando o próprio corpo a utilizar as reservas de açúcar e gordura e transformá-las em energia.
 

Terá a pitaya o sucesso do açaí no brasil ? Achamos que sim !

·        

 

 

 

 

CADASTRE-SE EM NOSSA NEWSLETTER
Digite seu e-mail, e receba promoções, novos artigos e fique por dentro de tudo que acontece em nossa loja!